WhatsApp Business: 31 98319-0341 contato@alquimiadopapel.com.br

Impressões especiais para convites e embalagens

Impressões especiais

A arte de imprimir corretamente não é tão simples quanto parece, cada processo de impressão esconde várias possibilidades e muitas armadilhas, é muito importante diferenciar e escolher entre os muitos sistemas de impressão. Desde que Gutemberg inventou a tipografia em 1446, muita coisa evoluiu: tintas, papeis e tecnologia. São muitas alternativas e saber escolher o que usar e com o que usar faz toda a diferença e requinte e sofisticação.

Impressão Tipográfica

25

A impressão tipográfica em baixo relevo é o processo de impressão mais antigo. O processo nasceu na China durante o século V depois de Cristo.  Mas foi na Europa concretamente na Alemanha que Gutenberg (1395 – 1468) iniciou a arte de imprimir com tipos móveis introduzindo o método tipográfico. O método tipográfico consiste num processo de transferência de tinta ao papel. É passada uma camada de tinta nas áreas em relevo que por sua vez são transferidas diretamente para o papel por pressão.
relevohotstamp

 

A impressão apresenta determinadas fortes características que facilmente identificam o processo tipográfico tais como: relevo e um peculiar modo de transferência da tinta, muito distinto de processos off-set e digitais.

Sua utilização é voltada para:

  • Convites de Casamento
  • Convites Corporativo
  • Papelaria de Luxo
  • Livros especiais
  • Impressos Retrôs

Impressão Off-set

Impressão off-set

A tipografia reinou quase 500 anos. Foi quando surtiu o sistema de impressão indireta conhecido como OFF-SET. Este processo alterava por completo o processo antigo, mudando de impressão direta para indireta. Neste novo processo, não existe cravação e a qualidade da imagem era algo inédito

 

cymk

 

Este processo revolucionou as impressões coloridas e o ganho de qualidade e produtividade foi algo nunca visto. Surge uma segunda revolução na comunicação.

Sua utilização é voltada para:

  • Impressos Promocionais
  • Papelaria Corporativa
  • Embalagens em cartonagem
  • sinais
  • Livros e revistas
  • PANTONE

Impressão Digital

IMPRESSÃO DIGITAL

 

 

Chegamos ao século XXI, e as impressões digitais tornaram tudo mais acessível. Aqui o processo de preparação de matrizes foi 100% eliminado, e a possibilidade de pequenas tiragens sem custo inicial foi uma arma desleal para a sua popularização.

Junto com a tecnologia digital surgiu um mundo de possibilidades, tipos de tintas, equipamentos, vantagens, segmentação, e tudo mais.

 

impressão digital1imagem digitalimpressão-digital-imagem-1digital de 2

 

A impressão digital permitiu que toda ideia pudesse ser documentada no papel de forma profissional.

Hoje é possível produzir um único exemplar de uma revista, o que há 20 anos atrás seria inviável economicamente.

 

IMPRESSÃO SERIGRÁFICA

Silk-screen

 

Paralela a toda esta evolução da impressão tipográfica para a off-set, a serigrafia que surgiu na China em tempos perdidos com o STENCIL, ganhava adeptos por sua facilidade na estampagem de tecidos. Mas somente no século XIX é que ela foi aperfeiçoada e batizada como SILK-SCREEN

A técnica é tão antiga e versátil que a sua utilização para decoração de tecidos e estampas vem de tempos remotos. Os egípcios já usavam a técnica de molde vazada há centenas de anos antes do nascimento de Cristo. Na verdade, os primeiros registros dessa técnica são de telas produzidas no Japão, e eram feitas de fios de cabelos humanos trançados. Difundida pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial, a serigrafia tornou-se conhecida como Silk-Sreen, ou tela de seda. (impressões especiais)

Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada  através de uma tela preparada. A grande variedade de insumos para pigmentação (tintas), permite a aplicação e ancoragem sobre os mais diverso materiais, como papel, borracha, plástico, madeira, vidro, tecido, metal, etc.