WhatsApp Business: 31 98319-0341 contato@alquimiadopapel.com.br

Tipografia, Arte e Glamour

O que é Tipografia, e o que não é Tipografia? Arte, escrita ou técnica?

Tipografia não é a Arial (nem a Helvetica)

Tipografia não é escolher fontes legais

Tipografia não é desenhar fontes

ti•po•gra•fi•a | TIPOGRAFIA

  1. uma arte, um ofício ou processo de compor texto e imprimir por meio de tipos;
  2. o planejamento, seleção e composição de tipos para efetuar um trabalho impresso.
  3. conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), esp. no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo; imprensa

Técnica de impressão Tipográfica

impressão tipográfica

A Raiz da Tipografia:

A técnica de impressão tipográfica foi inventada por volta de 1436 por Johannes Gutemberg, o processo revolucionou a publicação e reprodução de livros.

O 1º trabalho publicado em tipografia foi a Bíblia

Uma vez que é considerada por muitos como a invenção do milênio, a tipografia já nascera em conflito. Ao perceberem a sua arte manual ser substituída por oficinas tipográficas, visto que os monges copistas começaram a enxergá-la como uma ameaça demoníaca. Até então feitos normalmente nos conventos, os livros copiados estavam restritos a uma minoria privilegiada, sendo ela o clero, a nobreza e alguns ricos mercadores. Com a invenção da tipografia, e por consequência o nascimento da Imprensa, os livros passam a ser acessíveis à população, expandindo e democratizando a sabedoria e a cultura pelo mundo.

O Processo de impressão direta reinou até o meio do século passado, quando o processo Off-Set (indireto) ofereceu maior qualidade, agilidade.

Enfim… de lá pra surgiram dezenas de técnologias que traziam cada vez mais nitidez, cores vivas e perfeição de fotos.

A cravação tipográfica voltou.

A pressão aplicada na impressão direta resulta na alteração da superfície do papel, causando uma cravação que hoje é desejada por todos.

Como funciona o processo tipográfico?

O sistema tipográfico de impressão é o que mais se aproxima da prensa criada por Gutenberg em 1440, pois consiste na montagem de uma matriz em alto relevo. A qual é banhada de tinta por um sistema de distribuição entre vários rolos.
Portanto, a tinta é posta no tinteiro, que por sua vez banha o rolo principal. Este irriga outros dois rolos menores colocados em um trilho. Quando a prensa com a matriz levanta, o trilho desliza por debaixo dela, e os rolos lhe transferem a tinta. Enfim… Quando esta abaixa, carimba o papel corrente efetuando a impressão.

efeito tipográfico
tipografia
equipamento tipográfico
TIPOGRÁFICA – GUARANI 1964

Anatomia da tipografia – TEXTO

fontes tipográficas
fontes

Está é nossa arte e nosso oficio… também nosso diferencial.

Sendo assim, a tipografia é um processo de impressão em massa no qual se usam tipos móveis. Igualmente em  formas de metal em relevo de letras e símbolos (caracteres móveis, gravuras, clichês etc.) portanto, a tipografia é uma impressão direta. Onde a matriz coberta por tinta tem contato direto com o papel.