O que é Letterpress?

Impressão em letterpress ou em tipografia é uma técnica de impressão com relevo que consiste na cravação de tipos móveis ou um clichê diretamente sobre um papel. Chamamos de impressão direta e a origem da técnica remonta o ano de 1436 por Johannes Gutemberg. O processo revolucionou a publicação e reprodução de livros e podemos dizer que é a a Raiz da Tipografia moderna.

A cravação tipográfica voltou com tudo.
É chique, elegante e resulta em uma apresentação impecável, principalmente quando combinada com papéis de alta gramatura e texturas diferenciadas.

A pressão aplicada na impressão direta resulta na alteração da superfície do papel, causando uma cravação que hoje é desejada por todos.

Recentemente a pedido da Carla Fernandino arquiteta e urbanista, produzimos um cartão em tipografia com essa técnica artesal fabulosa.

#alquimiadopapel #arquitetura #urbanismo #cartoesdevisita #cartoesdevisitas #cartoesdiferenciados #cartoestop #design #designcorporativo

Tipografia, Arte e Glamour

letterpress

O que é Tipografia, e o que não é Tipografia? Arte, escrita ou técnica?

Tipografia não é a Arial (nem a Helvetica)

Tipografia não é escolher fontes legais

Tipografia não é desenhar fontes

ti•po•gra•fi•a | TIPOGRAFIA

  1. uma arte, um ofício ou processo de compor texto e imprimir por meio de tipos;
  2. o planejamento, seleção e composição de tipos para efetuar um trabalho impresso.
  3. conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), esp. no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo; imprensa

Técnica de impressão Tipográfica

impressão tipográfica

A Raiz da Tipografia:

A técnica de impressão tipográfica foi inventada por volta de 1436 por Johannes Gutemberg, o processo revolucionou a publicação e reprodução de livros.

O 1º trabalho publicado em tipografia foi a Bíblia

Uma vez que é considerada por muitos como a invenção do milênio, a tipografia já nascera em conflito. Ao perceberem a sua arte manual ser substituída por oficinas tipográficas, visto que os monges copistas começaram a enxergá-la como uma ameaça demoníaca. Até então feitos normalmente nos conventos, os livros copiados estavam restritos a uma minoria privilegiada, sendo ela o clero, a nobreza e alguns ricos mercadores. Com a invenção da tipografia, e por consequência o nascimento da Imprensa, os livros passam a ser acessíveis à população, expandindo e democratizando a sabedoria e a cultura pelo mundo.

O Processo de impressão direta reinou até o meio do século passado, quando o processo Off-Set (indireto) ofereceu maior qualidade, agilidade.

Enfim… de lá pra surgiram dezenas de técnologias que traziam cada vez mais nitidez, cores vivas e perfeição de fotos.

A cravação tipográfica voltou.

A pressão aplicada na impressão direta resulta na alteração da superfície do papel, causando uma cravação que hoje é desejada por todos.

Como funciona o processo tipográfico?

O sistema tipográfico de impressão é o que mais se aproxima da prensa criada por Gutenberg em 1440, pois consiste na montagem de uma matriz em alto relevo. A qual é banhada de tinta por um sistema de distribuição entre vários rolos.
Portanto, a tinta é posta no tinteiro, que por sua vez banha o rolo principal. Este irriga outros dois rolos menores colocados em um trilho. Quando a prensa com a matriz levanta, o trilho desliza por debaixo dela, e os rolos lhe transferem a tinta. Enfim… Quando esta abaixa, carimba o papel corrente efetuando a impressão.

efeito tipográfico

tipografia

equipamento tipográfico

TIPOGRÁFICA – GUARANI 1964

Anatomia da tipografia – TEXTO

fontes tipográficas

fontes

Está é nossa arte e nosso oficio… também nosso diferencial.

Sendo assim, a tipografia é um processo de impressão em massa no qual se usam tipos móveis. Igualmente em  formas de metal em relevo de letras e símbolos (caracteres móveis, gravuras, clichês etc.) portanto, a tipografia é uma impressão direta. Onde a matriz coberta por tinta tem contato direto com o papel.

Cartão de visita perfeito: Marca e Relacionamento

Toda marca pode virar um relacionamento, basta começar do jeito certo. (Cartão de visita perfeito)

A importância do Cartão de visita perfeito.

Relacionamento é algo construído a várias mãos. Envolve variáveis que vão desde a cordialidade  e a eficiência, até chegar em um bom fluxo de processos.

Muitas pessoas insistem em dizer que a primeira impressão é a que fica, mas o que todo mundo precisa entender é que a primeira impressão é a melhor oportunidade para impressionar seu cliente. Dessa forma, fazer com que ele tenha a primeira melhor impressão de seus serviços e produtos possíveis.

Afinal de contas, ter um bom posicionamento de marca é indispensável para que haja algum destaque neste mar de concorrentes. Por essa razão, quando o contato é direto, é bom ter em mãos um belo cartão de visitas personalizado que transpareça todo o bom trabalho já construído.

Acreditamos que marcas podem virar relacionamentos. E tudo começa com uma marca que valorize a qualidade de seus produtos da mesma forma que valoriza o posicionamento de seu marca. (Cartão de visita perfeito) PAPELARIA DE LUXO

Agregar valor e contribuir com toda uma cadeia produtiva é algo importante que valorizamos ao ter todo o cuidado e critério para produzir nossos cartões de visitas.

Hoje contamos com várias técnicas de produção. Cada uma com sua especificidade e valor.

Ao entregar um cartão de visitas, a escolha do papel  faz todo o diferencial.  Quando oferecemos um toque aveludado, altas gramaturas e relevos bem executados levamos o cartão de visitas para o status de referência.

A empresa que se preocupa com tal detalhe demostra todo um critério de apresentação com sua identidade. O que fará com toda sua cadeia produtiva?

 

Cartão de visita perfeito

Cartão de visita perfeito – Essa é a famosa primeira impressão.

Faça de suas reuniões presenciais o começo de um relacionamento duradouro.

Ouse usar papeis diferentes e opte por projetos e processos inovadores.

A Alquimia do Papel é um atelier Gráfico focado em produções diferenciadas. Conte conosco para desenvolvermos o projeto ideal para sua empresa. Afinal de contas, toda marca pode virar um relacionamento, basta começar do jeito certo.

Convite perfeito para um momento único

Convite Perfeito

Todo evento pode ser inesquecível,
basta começar com o convite certo.

Convite certo, momento certo, tudo certo ” UM CONVITE PERFEITO”. A palavra de ordem é acertar em todas as escolhas, desde o convite, ao cardápio, aos convidados e todos os detalhes da festa, não é mesmo? Por estas razões a busca pelo convite perfeito é um processo delicado. 

CONVITE PERFEITOO Convite perfeito vem em primeiro lugar, e devemos começar pela compreensão de como tem que ser o convite perfeito para o seu evento.

Pode tratar-se de um convite de casamento moderno, ou um projeto clássico de convite de 15 anos, um convite corporativo, um convite de casamento rústico ou um convite de qualquer evento, por mais simples que seja, deve ser apropriado para cada ocasião.

Por outro lado, o importante é que ele transpareça o que será do evento.

É especialmente relevante entendermos que a adequação rima com perfeição. Isso já é o primeiro passo para termos como resultado um convite perfeito.

Consequentemente acertar nas escolhas das características que se deseja transparecer parece tarefa fácil, mas não é…

Por isso, contar com a assessoria de um produtor de eventos é sempre melhor para construir o conceito da festa, e dessa forma, seja de forma bem sutil ou bastante explícita, mostrar no convite o que se espera do evento.

Convites rústicos são mais utilizados em eventos no campo e na praia, embora nada impeça que seja utilizado um convite clássico.

Em síntese, vai depender das características dos anfitriões, do mobiliário e até mesmo do que será servido pelo buffet.

Antes de mais nada é bom lembrar que quanto mais elaborado o convite, mais sofisticada a festa. Quanto mais simples o convite, mais objetivo o evento.

Todos os eventos são especiais e precisam de um convite perfeito, adequado à ocasião.

A maioria dos convites corporativos é muito simples. Os eventos em sua maioria são curtos, mas é claro que existem exceções às datas comemorativas e aos congressos.

Eventos de 10, 15, 30, e 50 anos são especiais não só para empresas, como também para todas as pessoas, sejam em ocasiões de aniversários ou bodas.

Muitos destinations weddings ou qualquer party destination investem consideravelmente em papelaria, pois além de enviar o convite, é de bom tom enviar um save the date com mais antecedência ao evento, bem como disponibilizar uma cartinha de boas-vindas para os convidados que viajaram para estarem presentes no bigday.

É preciso dar atenção na construção do convite perfeito, afinal ele vai fazer toda a diferença.

Buscamos sempre nos superar em todos os sentidos, afinal somos uma espécie que adora confraternizar e se divertir socialmente…

Por esta razão, escolher uma forma adequada de nos comunicar de forma íntima e pessoal, envolvendo pessoas que são importantes e queridas, faz com que o convite seja exatamente ideal.

A Alquimia do Papel é um atelier gráfico focado em soluções personalizadas e específicas para cada tipo de ocasião. Ao mesmo tempo, adoramos desafios e somos movidos por eles.

Todo evento pode e deve ser inesquecível, basta começar com o convite perfeito e contar com planejamento e bons fornecedores.

Venha fazer o convite perfeito com a equipe certa!

Estamos disponíveis para juntos encontrarmos a melhor solução em design e produção gráfica para toda a papelaria do seu evento.

CONVITES PERFEITOS

Podemos ajudar em todos os processos

Projeto gráfico, layout, orientações na escolha dos insumos e técnicas de impressão e em toda a produção gráfica.

Enfim, oferecemos tranquilidade na hora de confeccionar seus convites.

Definitivamente escolher o convite certo vai fazer toda a diferença. A primeira vista, o convite é a premissa do evento.

A escolha dos insumos certos garante o peso e a textura desejada. Sob o mesmo ponto de vista, o uso de técnicas de impressão diferenciadas causam impacto e exclusividade.

Enviar sua ideia

Nossa dedicação é superar a sua expectativa.
Envie sua referencia ou projeto e deixe o resto com a gente!
CONVITES ESPECIAIS
Embalagens Sob medida
PAPELARIA DE LUXO

Blog

Impressões especiais para convites e embalagens

Impressões especiais A arte de imprimir corretamente não é tão simples quanto parece, cada processo de impressão esconde várias possibilidades e muitas armadilhas, é muito importante diferenciar e escolher entre os muitos sistemas de impressão. Desde que Gutemberg inventou a tipografia em 1446, muita coisa evoluiu: tintas, papeis e tecnologia. São …

Saiba mais

Acabamento gráfico para produções especiais.

Saiba mais

Convite de Casamento… como será o seu?

O SEU EVENTO COMEÇA COM A ENTREGA DO 1º CONVITE. BRIEFING TUDO COMEÇA NA COLETA DAS INFORMAÇÕES. QUEM CONVIDA? DATA DO EVENTO, LOCAL, ESTILO DO CELEBRANTE, PERFIL DE CONVIDADOS, ESTILO DA DECORAÇÃO E ATRAÇÕES DO EVENTO. PARA DETERMINAR A QUANTIDADE A SER PRODUZIDA É MUITO IMPORTANTE TER A SUA LISTA …

Saiba mais

Minha lista de convidados sem mistério

Dicas preciosas para montar a llista de convidados. São tantas pessoas na lista de convidados, entre conhecidos, amigos, e parentes que às vezes é muito comum enlouquecer já no início da empreitada. Mas o casamento tem que ser um momento leve, descontraído e que proporcione muito prazer aos noivos, suas …

Saiba mais

Chegou a hora de produzir os convites, e agora?

Produção dos convites. “A PRODUÇÃO DOS CONVITES DEMANDA EXTREMO ACOMPANHAMENTO EM TODOS OS PROCESSOS” Para inciar a produção dos convites, você deve possuir o layout ou mesmo uma referencia, e a quantidade a ser produzida, Já tem? Caso não possua, aconselho uma reunião presencial ou contato pelo whatsapp, você terá …

Saiba mais

Impressos finos para eventos sociais e corporativos

Impressos finos,

A arte da imperfeição aplicada em Impressos finos de Alto Padrão.

Trabalhar com impressos finos, ou impressos de alto padrão é a realização de qualquer artista gráfico.

Ter acesso aos mais nobres insumos (papeis), além de gabaritos e matrizes de 1º linha… ai sim é possível se diferenciar com os impressos finos.

Em primeiro lugar, a Alquimia do Papel se diferenciou por defender a bandeira dos impressos finos, e busca resistir em manter viva os velhos porém maravilhosos processos gráficos.

Processos que foram engolidos pela tecnologia digital, e que proporcionam além da imagem, profundidade e textura.

Estamos falando dos Relevos seco e americano, do hotstamp (impressão metálica), do letterpress (tipografia), igualmente as dourações e cortes especiais.

Tudo ficou colorido e perfeito demais na era do digital… mas ficou sem identidade.

Um impresso convencional é como se fosse um clone sem alma.

Os trabalhos realizados com a premissa de ser considerado como impressos finos trazem consigo a força mecânica, o toque, o impacto, as mãos do artista gráfico.

Parecem jóias únicas de papel, cada qual com suas características.

Seja para convites de casamento, bodas, ou 15 anos; ou seja para eventos corporativos a papelaria de luxo sempre cai bem.

Quando utilizada na papelaria corporativa, pode fazer toda a diferença no posicionamento da sua empresa.

Seja no cartão de visita, no envelope diferenciado ou no papel timbrado com relevo.

Existe várias formas de inovar com os impressos finos.

Conheça um pouco mais da técnica e se apaixone.

I

Muitas tecnologias se permite mesclar, obtendo resultados ainda mais exclusivos.

O resultado obtido com os impressos finos não se conquista em gráficas rápidas. É algo totalmente único.

entre em contato

Relevo Seco

É o resultado de 2 matrizes (macho e fêmea) que se encaixam sob as 2 faces do papel, resultando em uma imagem em alto ou baixo relevo. Muito utilizada para produções de convites de casamento, e papelaria de luxo

relevo

Relevo Americano

É um processo manual, onde se aplica um pó granulado sob a área de grafismo logo após  a impressão, e depois levada a um forno onde este granulado se derrete, formando uma camada transparente e brilhosa sob a tinta impressa.

Resultado de imagem para relevo americano

relevo americano

Letterpress / Tipografia

É o ato de imprimir com uma matriz sobre diretamente no papel, utilizando pressão e causando uma cravação (profundidade) na área de grafismo do papel de acordo com a pressão exercida. técnica centenária que merece sobreviver

letterpress

letterpress

Hotstamp

Semelhante ao processo tipográfico, porém uma camada metálica é fixada com a pressão da matriz em alta temperatura, uma vez que a pressão térmica transfere a área metálica para o papel a imagem fica cravada em baixo relevo.

Impressos de alto padrão

hotstamp

Nosso Blog

Impressões especiais para convites e embalagens

Impressões especiais A arte de imprimir corretamente não é tão simples quanto parece, cada processo de impressão esconde várias possibilidades e muitas armadilhas, é muito importante diferenciar e escolher entre os muitos sistemas de impressão. Desde que Gutemberg inventou a tipografia em 1446, muita coisa evoluiu: tintas, papeis e tecnologia. São …
Saiba mais

Acabamento gráfico para produções especiais.

Saiba mais

Convite de Casamento… como será o seu?

O SEU EVENTO COMEÇA COM A ENTREGA DO 1º CONVITE. BRIEFING TUDO COMEÇA NA COLETA DAS INFORMAÇÕES. QUEM CONVIDA? DATA DO EVENTO, LOCAL, ESTILO DO CELEBRANTE, PERFIL DE CONVIDADOS, ESTILO DA DECORAÇÃO E ATRAÇÕES DO EVENTO. PARA DETERMINAR A QUANTIDADE A SER PRODUZIDA É MUITO IMPORTANTE TER A SUA LISTA …
Saiba mais

Minha lista de convidados sem mistério

Dicas preciosas para montar a llista de convidados. São tantas pessoas na lista de convidados, entre conhecidos, amigos, e parentes que às vezes é muito comum enlouquecer já no início da empreitada. Mas o casamento tem que ser um momento leve, descontraído e que proporcione muito prazer aos noivos, suas …
Saiba mais

Chegou a hora de produzir os convites, e agora?

Produção dos convites. “A PRODUÇÃO DOS CONVITES DEMANDA EXTREMO ACOMPANHAMENTO EM TODOS OS PROCESSOS” Para inciar a produção dos convites, você deve possuir o layout ou mesmo uma referencia, e a quantidade a ser produzida, Já tem? Caso não possua, aconselho uma reunião presencial ou contato pelo whatsapp, você terá …
Saiba mais

Um convite exclusivo em 7 passos

Um convite exclusivo em 7 Passos. A ferramenta perfeita para desenvolver um convite exclusivo – direcionado à noivas, designers e produtores de evento. O Manual do Convite (convites exclusivos) é uma ferramenta desenvolvida para agilizar processos e principalmente facilitar escolhas. São 7 passos que possibilita definir conceitos, escolher tipos de fontes, …
Saiba mais

Tipos de embalagem

embalagens sob medida, caixas cartonadas, caixas rígidas, caixas de produto personalizadas.
Saiba mais

Caixa personalizada e Embalagem sob medida

Cartonagem BH

técnicas de impressão

Convite de Casamento… como será o seu?

convite Isabela

O SEU EVENTO COMEÇA COM A ENTREGA DO 1º CONVITE. BRIEFING TUDO COMEÇA NA COLETA DAS INFORMAÇÕES. QUEM CONVIDA? DATA DO EVENTO, LOCAL, ESTILO DO CELEBRANTE, PERFIL DE CONVIDADOS, ESTILO DA DECORAÇÃO E ATRAÇÕES DO EVENTO. PARA DETERMINAR A QUANTIDADE A SER PRODUZIDA É MUITO IMPORTANTE TER A SUA LISTA DE CONVIDADOS PRÉ-ELABORADA UMA MARGEM … Ler maisConvite de Casamento… como será o seu?

Convites de luxo, por que investir?

O SEU EVENTO COMEÇA COM A ENTREGA DO PRIMEIRO CONVITE.

CONVITES DE CASAMENTO SÃO PARTICULARMENTE O PIVÔ CENTRAL DO SEU EVENTO. TUDO COMEÇA COM ELES.

Convites de luxo, por que investir? Quando se recebe um convite de casamento, acontece um gatilho de expectativa, e muitos convidados projetarão essa expectativa simplesmente avaliando o estilo e qualidade do seu convite. Um casamento pede uma comunicação visual mais clássica e leve, porém, deve expressar o estilo do evento e dos noivos. Investir em papéis especiais, impressões metálicas, relevo e um acabamento impecável vai fazer toda a diferença. Muitas pessoas não guardarão seu convite após o evento. Isso pode transparecer uma sensação de gasto desnecessário, mas não é uma verdade. Lembre-se que a atuação do convite é exatamente nos 30 dias que antecedem o evento. É neste período que ele será comentado por todos os convidados.

DICAS PARA ECONOMIZAR NOS CONVITES DE LUXO

1. Contrate a criação e a produção do seu convite com antecedência. O ideal é trabalhar com 120 a 150 dias antes do evento
2. Utilize o mesmo papel especial em todas as peças. Nos envelopes, lâminas, individuais, tags e cardápio.
3. Escolha formatos que tenham maior aproveitamento de papel.
4. Quando for utilizar relevo ou hotstamp, procure aplicar o mesmo clichê nas outras peças .
5. Contrate sempre o pacote incluindo plastificação e caligrafia.
6. Separe sua lista de convidados por labels como CORREIOS – ENTREGA PROTOCOLADA – EM MÃOS. Isso vai facilitar muito sua logística de distribuição.
7. Ofereça um R.S.V.P passivo/ativo para confirmar presença.
produção gráfica de alto padrão

convites de luxo

Você pode enviar qualquer referência para o email: contato@alquimiadopapel.com.br ou através do whatsapp 31 99413-2900.

Nossa equipe irá apresentar as melhores soluções para a sua produção gráfica.

Conte com toda a comodidade e tranquilidade que nosso atelier pode oferecer.

Projeto e layout de um convite exclusivo

casa de artista

VOCÊ QUE PROCURA UM CONVITE EXCLUSIVAMENTE CRIADO PARA O SEU EVENTO, AGORA VOCÊ ACABOU DE ENCONTRAR A EQUIPE CERTA. Criação de convites CRIAMOS O SEU CONVITE EXCLUSIVO, TRABALHANDO COM PAPÉIS ESPECIAIS, TÉCNICAS DIFERENCIADAS DE IMPRESSÃO E ACABAMENTO. A ALQUIMIA DO PAPEL TEM SUPORTE PARA TUDO O QUE ENVOLVE A COMUNICAÇÃO DO SEU EVENTO. Serviços prestados: … Ler maisProjeto e layout de um convite exclusivo

Um convite exclusivo em 7 passos

Convite Exclusivo

Um convite exclusivo em 7 Passos. A ferramenta perfeita para desenvolver um convite exclusivo – direcionado à noivas, designers e produtores de evento. O Manual do Convite (convites exclusivos) é uma ferramenta desenvolvida para agilizar processos e principalmente facilitar escolhas. São 7 passos que possibilita definir conceitos, escolher tipos de fontes, enxergar formatos, conhecer os tipos … Ler maisUm convite exclusivo em 7 passos

Chegou a hora de produzir os convites, e agora?

Manual do Convite

Produção dos convites.

“A PRODUÇÃO DOS CONVITES DEMANDA EXTREMO ACOMPANHAMENTO EM TODOS OS PROCESSOS”

Para inciar a produção dos convites, você deve possuir o layout ou mesmo uma referencia, e a quantidade a ser produzida, Já tem?

Caso não possua, aconselho uma reunião presencial ou contato pelo whatsapp, você terá toda a consultoria necessária. CLICK AQUI

Na hora da produção dos convites, é preciso entender bem qual será o resultado final para não haver surpresas.

PRODUÇÃO DOS CONVITES

O nosso trabalho envolve 3 processos:

  • CRIAÇÃO DO CONVITE E PEÇAS ADICIONAIS
  • PRODUÇÃO DO CONVITE
  • MANIPULAÇÃO DOS CONVITES

Lembre-se que com planejamento você economiza até 30% na produção dos seus convites.

Tudo com urgência é mais caro, lembre-se disso.

Planeje com antecedência todas as peças que serão necessárias para o seu evento, como tags para havaianas, cardápios de mesa, plaquinhas de reservado, mapas, cartão dos padrinhos e outros.

Se você fizer todas as peças juntas, provavelmente você conseguirá um superdescontão além de ter todas as peças padronizadas.

Lembre-se que não é só imprimir e pronto, Acabou.  Muitas peças precisão de manipulação como: caligrafia, lacres, montagem de individuais, laços, tags e plastificação.

Tudo tem que ser perfeito, e você não pode ter surpresas em cima da hora… Afinal “EVENTO NÃO TEM RE-PLAY”.

Escolhendo a Alquimia do Papel, você conta com um atendimento completo…  CLICK AQUI

Quando essa etapa acontece, chega-se até a suspirar.

Escolha uma empresa comprometida com prazos, e dedicada 100% a satisfação de seus clientes.

Ler maisChegou a hora de produzir os convites, e agora?

Minha lista de convidados sem mistério

Dicas preciosas para montar a llista de convidados.

São tantas pessoas na lista de convidados, entre conhecidos, amigos, e parentes que às vezes é muito comum enlouquecer já no início da empreitada.

Mas o casamento tem que ser um momento leve, descontraído e que proporcione muito prazer aos noivos, suas famílias e amigos.

Algumas dicas são preciosas na hora de montar a lista de convidados e o primeiro passo é definir o porte do evento.

Ter em mente o número de convidados é um bom começo.

Mesmo que sua lista ultrapasse este limite pré-estabelecido, vocês não irão sofrer muito para fazer os cortes necessários.

Se mais tarde os noivos perceberem que o orçamento está folgado, a lista poderá ser ampliada.

Uma dica valiosa para começar a organizar a lista é listar primeiro a família, começando pelos mais velhos como bisavós e avós.

Dessa forma, fica mais fácil separar em grupos de família e de origem, se convidados da noiva ou do noivo.

Depois listam-se os amigos e padrinhos.

No final tudo acaba em ordem alfabética para facilitar a organização da entrega.

Nunca convide ninguém por obrigação.

Isso não é um evento corporativo e pode ter certeza que vocês irão querer apenas pessoas íntimas e que compartilhem com a felicidade do casal.

O ideal é começar a planejar o casamento com um ano de antecedência.

Os orçamentos dos buffets e a escolha do espaço da cerimônia e da festa precisam ser balizados pelo número de convidados.

O casamento é dos noivos e não de seus pais, mas é indelicado não perguntar aos pais quem desejam convidar.

O importante é conversar e deixar transparente qualquer eventual limitação e principalmente o orçamento.

Não fiquem tão seguros quanto a quebras na sua Lista de convidados.

Existe uma margem de 10% a 20%, mas ela não é 100% segura, melhor não arriscar… Contar com um serviço de RSVP Ativo (confirmação de presença), pode ajudar.

O RSVP passivo não funciona muito. As pessoas no Brasil ainda não são tão delicadas assim. Muito pouca gente confirma.

Mas quanto o serviço é ativo, quando são procuradas a confirmar, geralmente manifestam sua intenção e sua disponibilidade para o evento.

Atenção:

Tem algumas saias justas para enfrentar na hora de finalizar a sua lista de convidados.

Lembra aquela amiga que vocês adoram? Pois é ela está namorando e dificilmente irá ao casamento sozinha… 

Bem como; Caberá a vocês decidirem se vão estender o convite ao acompanhante ou simplesmente deixar de convidá-la, pois se convidarem apenas ela, estejam preparados para explicaram que o convite está sendo feito às pessoas mais próximas que participam da vida do casal ou ainda que vocês ficariam muito felizes com a presença do acompanhante dela, mas o orçamento está bem complicado e por isso vocês precisaram manter a quantidade de convidados limitada.

Já no ambiente de trabalho, se não forem chamar ninguém, é bom evitar comentários sobre o casamento.

Caso queiram convidar alguém, priorizem aqueles mais chegados e entreguem o convite em mãos.

Nada de colocar o convite no mural de avisos da empresa.

Bárbara Rossi – Publicitária, produtora e estrategista da Agência Totum, colaboradora da Alquimia do Papel.

Todo Material deste site é propriedade

Lista de Convidados, um convite perfeito começa aqui.

lista de convidados

Finalizando, visite nossa página de convites e Saiba mais